terça-feira, 30 de julho de 2019

“ Sobre a história da arte como objeto de uma cátedra acadêmica” de Jakob Burckhardt


O texto apresenta a ideia de como a arte assumiu diferentes papéis através dos tempos. O texto não se atém a tentar decifrar quais são as intenções de um artista ao fazer uma obra de arte, o texto afirma que deixa isso para a subjetividade do espectador, pois para cada pessoa uma obra terá um significado diferente. A arte não escapa da filosofia, pois esta está em todos os domínios.
O texto diz que em sua época(a obra data de 1874, conforme consta no título) é um momento de grande enriquecimento intelectual, aliás, o autor afirma que desde a antiguidade era possível lançar-se a aprender, mas somente em seu século seria capaz de uma assimilação intelectual diversificada, porque o homem experimenta de forma interior e exterior por tudo.Mas em decorrência de algumas circunstâncias, o interesse pelo passado se apagou:
Diante de uma religião nova e exclusiva;
Diante da chegada de uma nova barbárie, força natural que força a criação de uma cultura e uma arte durável com os restos das civilizações extintas;
Diante de uma atividade artística, poética etc, que tendo alcançado um grau superior de realização se mostra convencida de sua própria qualidade.
Os artistas e arquitetos do Barroco eram cegos  ao gótico e consideravam os mestres do Renascimento como secos”secchi” nas três artes maiores. Eles desfrutavam de seu próprio estilo, de espontaneidade e da perfeição que a arte de hoje não conhece. Os barrocos tinham convicção da excelência de sua arte.
A contemporaneidade é dotada dos mesmos dons, mas se prende aos estilos do passado  e a falta de um contexto decorativo faz com que se possa adquirir um conhecimento geral da arte, sob todas as formas e perspectivas.
A cultura alemã moderna, por exemplo, a partir do final do século XVII , num primeiro momento, apenas reconhecia o  domínio estético , por exemplo, a poesia grega, a romana  e grande parte da literatura clássica. Reconheciam o valor e a qualidade da arte antiga como obra prima, mas o barroco reinava como mestre em seu entendimento
Daí depois surgiu no povo alemão grande identificação nacional pela música, depois surgiu também , a partir da metade do século XVIII, interveio a influência determinante dos poetas alemães que usavam uma linguagem de nobreza e visões de sentimentos conhecidos. Depois demonstraram interesse sobre a vida popular, pois a viam como rica em significados, e também uniram isso à redescoberta da arte antiga iniciada por Winckelmann e começaram a fazer releituras de Homero e Shakespeare por Herder, ou seja, a interpretação e  releitura alemã de grandes obras. 
A arte desde a antiguidade age sobre nós como um assunto de reflexão e de comparação, era um agente de formação de primeira importância, enquanto atualmente (nos dias do escritor) a arte é usada como deleite, como contemplação geral, mas nos séculos passados não se tinha essa noção. O texto aponta que é necessária a aptidão visual para apreciar a arte, porque ela está além do concreto que se pode observar, é preciso ater-se um certo tempo para que certos detalhes não passem em branco.




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